top of page

Dicas AmiCão

 

5 Coisas que deixam os cachorros estressados

cachorro-mordendo-a-calca-fed47
images (7)
latido-1024
images (8)
images (9)
images (10)
images (13)
images (14)

                            Aprenda a lidar com essas situaçõe, e tire seu amigo do estresse

 

 

1 – Fogos: 

Alguns cachorros sentem muito medo do barulho de fogos. Para se ter uma ideia, esse medo pode ser tão grande a ponto de causar a morte do cachorro. Infelizmente não conseguimos evitar os fogos em ocasiões como festas de ano novo ou jogos de futebol, nas quais toda a vizinhança solta rojões. Portanto, para animais assustados com fogos e barulhos altos no geral, é importante que eles tenham sempre um lugar seguro de fuga – seja uma casinha coberta ou debaixo da cama. Quando o cachorro fica tão desesperado a ponto de não conseguir nem ir para um lugar de fuga, o ideal é conversar com o médico veterinário a respeito de calmantes para serem usados nesses eventos.

 

2 – Banho:

Cachorro geralmente não gosta de banho. Porém, alguns não gostam tanto ao ponto de ficarem desesperados e darem muito trabalho para o funcionário do banho e tosa. Nestes casos, o ideal é não forçar o animal para evitar que transtornos maiores ocorram. Forçar o cachorro à situação não vai fazê-lo perder o medo, apenas piorá-lo. Portanto, banhos a seco ou até mesmo no quintal, com mangueira, em clima de diversão, são mais apropriados para que o animal se adapte ao banho.
Nos Estados Unidos já é comum o Dog Wash Station, no qual o próprio dono dá o banho no seu animal no petshop, usando produtos profissionais e com auxílio dos técnicos. É uma ótima ideia para os animais que se sentem mais seguros com o dono e que não possuem espaço em casa para dar banho. Este conceito está sendo implantado já no Brasil (em Campinas/SP já existe o primeiro Dog Wash Station no país. Para saber mais, clique aqui) e está trazendo bons resultados em cães assustados.

 

3 – Muito tempo sozinho: 

Hoje em dia é comum o animal ficar em casa sozinho esperando o dono chegar do trabalho, muitas vezes tarde. Creche é uma boa opção para estes casos, onde os cachorros brincam o dia todo e voltam para casa cansados e alegres no fim do dia.

 

4 – Dor: 

Alguns animais podem apresentar sintomas de estresse contínuo e não haver uma causa aparente para esse comportamento. É importante um check up completo no cachorro (saiba a importância dos check ups aqui), que pode indicar algum processo que esteja causando dor crônica ao animal, gerando essa mudança de comportamento.

 

5 – Crianças/pessoas despreparadas:

Todos nós sabemos que não é por mal, mas muitas vezes algumas crianças, ou até mesmo adultos despreparados, acabam brincando com os animais de jeito indevido. No caso das crianças, é importante ensiná-las quando dar carinho e como brincar com um cachorro, mostrando que, assim como elas, eles também sentem dor e se sentem assustados com movimentos bruscos. Ensinando desde pequenininha, a criança conseguirá ter uma relação de muito amor e carinho com o seu pet!

 

Identificar a causa é o primeiro passo para o tratamento. Fique atento aos sinais do seu cachorro em relação a todos os ambientes. Muitas vezes uma simples mudança de hábito pode ajudar seu animal a viver uma vida sem estresse!

 

 

Entre em Contato

     

              71- 99295-8285

 

amicaodogwalker@outlook.com

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page